Sala de coworking x sala comercial: como escolher qual a melhor opção para o seu negócio

dicas 13 de fevereiro de 2020

Se você é empreendedor ou trabalha com uma equipe pequena deve estar se perguntando: qual a opção mais vantajosa, alugar uma sala comercial ou optar por um coworking? A realidade é que essa escolha dependerá muito das suas necessidades como empreendedor. Em primeiro lugar, você precisa fazer a si mesmo algumas perguntas, que vamos explicar melhor ao longo do texto.


Sala comercial oferece maior autonomia


Se você tem uma equipe para gerenciar, trabalhar em um coworking pode ser algo inviável. Neste caso, a sala comercial é um espaço que traz mais autonomia para o empreendedor, já que existe a possibilidade de realizar reformas ou alguma alteração significativa no ambiente. Você também poderá receber clientes e parceiros no horário que achar mais adequado. 


Ainda, em uma sala comercial, você deve levar em consideração despesas fixas como aluguel, condomínio, IPTU, seguro-fiança, materiais de consumo e equipamentos de escritório em geral. 


De uma forma geral, as salas comerciais são mais procuradas por profissionais que prestam serviços e que recebem clientes com frequência, e também para quem conta com equipes pequenas de trabalho. 

As salas comerciais são mais procuradas por equipes pequenas

Se você está procurando por uma sala comercial na região metropolitana de Porto Alegre, dê uma olhada no site da Brandalise Imóveis e personalize a sua pesquisa ou entre em contato com a nossa equipe de consultores. Ficaremos felizes em ajudar!


Quer aumentar o networking? Opte por um espaço compartilhado 


O coworking surgiu há 15 anos nos Estados Unidos e chegou no Brasil pela primeira vez em São Paulo, em 2008, espalhando-se por todo o país e comprovando ser mais do que uma moda passageira. A grande sacada é que o coworking oferece mais do que apenas um espaço compartilhado: é também um espaço de troca, que proporciona a construção de networking entre os profissionais.


Ainda, no coworking você tem à disposição toda a estrutura física necessária para tocar o seu negócio, com serviços como internet, energia elétrica, limpeza, segurança, etc. Se você trabalha sozinho ou com mais algum sócio, essa opção pode ser a mais conveniente para você. 


O coworking também é uma ótima saída para quem trabalha no formato home office, mas não gosta muito do isolamento social que esse formato acaba trazendo. Em um espaço de trabalho compartilhado, mesmo que você não trabalhe com colegas, você pode trocar ideias e experiências com pessoas de outras áreas. 


Para os profissionais que viajam com frequência, o coworking também faz mais sentido. Inclusive, os coworkings nasceram com esse propósito, a partir das experiências de empreendedores nômades da área de tecnologia, que buscavam por espaços de trabalho mais flexíveis.  


Profissionais como designers, social media, jornalistas e publicitários acabam procurando mais esses espaços, até por proporcionarem um ambiente mais descontraído e também conectado com as novidades do mercado.


Então, se você é empreendedor e acredita nas vantagens do coworking, pesquise quais os espaços disponíveis na sua cidade . E não se esqueça de observar os seguintes aspectos:


  • O espaço oferece sala para reuniões ou para receber clientes e parceiros?;
  • Qual a disponibilidade de tempo do coworking? Você pode utilizá-lo em todos os dias da semana ou aos finais de semana, por exemplo?;
  • Qual o serviço de internet disponibilizado? Será que a opção disponível dá conta da sua necessidade como empreendedor?;
  • Quais os serviços de suporte que o coworking oferece? Há alguma sala de reunião que seja adequada para receber clientes e parceiros?

Esperamos ter auxiliado você a fazer a escolha que seja mais viável para o seu negócio. Até a próxima!

Site para imobiliárias LEAD LINK