Quatro pontos para você ficar atento antes de alugar um imóvel comercial

Sem categoria 28 de agosto de 2019

Se você vai alugar um imóvel comercial há uma série de questões às quais você deve ficar atento antes de tomar uma decisão. A nossa equipe lida com clientes que têm essas dúvidas no dia a dia e, para evitar problemas, separamos algumas dicas trazidas pela consultora de locações Viviane Costa, para auxiliar você nesse processo.

. Fique atento ao zoneamento da sua cidade. O plano diretor de cada município estabelece quais as atividades econômicas permitidas em cada região da cidade. Definido na cidade de Canoas pela última vez em 2015, ele traça um objetivo em comum para todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento urbano. A cidade de Canoas, por exemplo, apresenta sete zonas diferentes: residencial, comércio varejista, serviços, equipamento urbanísticos comunitários, comércio atacadista, transporte e logística e indústria. “Empresas menores costumam se surpreender com essa restrição, mas o empresário precisa ficar atento se a zona que ele deseja se instalar permite a atividade em questão”, afirma Viviane.

. Verifique se o Alvará de Proteção e Prevenção contra Incêndio (APPCI) está regularizado. Se você está buscando um estabelecimento comercial, fique atento se o imóvel conta com um Alvará de Proteção e Prevenção contra Incêndio (APPCI) e se este está em dia. Em 2016, a legislação passou por uma série de mudanças (depois da tragédia da Boate Kiss, em 2013) como possibilitar a emissão de um licenciamento via formulário eletrônico (a opção é aceita para imóveis com até 200m2 e com dois pavimentos, já que apresenta menor risco). As inspeções realizadas pelo Corpo de Bombeiros passam a ser feitas a cada dois ou cinco anos, dependendo do grau de risco do imóvel – esse também é o prazo médio da validade do alvará.

. Certifique-se de que as contas do imóvel estão em dia! Quando estiver pesquisando o imóvel ideal, certifique-se de que não há nenhuma dívida pendente, como conta de água ou luz. “Muitos proprietários colocam uma cláusula no contrato para que tudo esteja correto, mas é bom que o locatário se cerque dessas informações”, explica Viviane.

. Fique atento ao estado físico do imóvel. Problemas estruturais como rachaduras ou falhas no sistema elétrico devem ser observadas quando você estiver procurando um imóvel. “Esse é o tipo de problema que pode não ser notado em uma primeira visita e demandar algum tempo para ser resolvido, então é melhor evitar o risco”, avalia Viviane.

Outro ponto importante a que o locatário estiver atento, se iniciar um novo negócio, é a obrigatoriedade de emissão de um novo alvará. Para evitar dores de cabeça, contrate um escritório de advocacia ou contabilidade.

Site para imobiliárias LEAD LINK