Quais as diferenças entre permuta e dação? A Brandalise explica!

notícias 21 de agosto de 2023

No mercado imobiliário, há muitos termos que causam certa confusão na cabeça das pessoas, sobretudo naquelas que não estão familiarizadas com seus pormenores. Nesse conjunto, estão as palavras “permuta” e “dação”, que frequentemente se destacam nas negociações de imóveis. 

Na prática, essas palavras traduzem mecanismos de negociação de propriedades, trazendo consigo características e aplicações bem distintas. Nesse sentido, para ajudar a esclarecer do que se tratam, a Brandalise resolveu trazer à luz a essa questão, delineando as principais diferenças entre esses dois conceitos.

O que é permuta?

A permuta consiste em uma modalidade de negócio jurídico em que as partes envolvidas trocam bens de valores equivalentes, sem que haja necessidade de complemento em dinheiro. No mercado imobiliário, por sua vez, é comum que propriedades sejam trocadas entre si, de modo que seja permitido que ambas as partes alcancem seus objetivos sem recorrer à venda tradicional.

Dessa forma, no contexto do mercado imobiliário, a permuta atua como uma alternativa de negociação, trazendo vantagens e desafios aos envolvidos. Utilizá-la como caminho para as transações imobiliárias pode ser uma alternativa interessante.

Quais são as vantagens da permuta?

Uma das grandes vantagens da permuta é a possibilidade de adquirir um novo imóvel sem o desembolso financeiro direto, o que a torna uma alternativa interessante em situações econômicas mais desafiadoras. 

Além disso, com a permuta, evita-se a dupla tributação, já que que não há venda em si, mas uma troca. Aos que necessitam de uma negociação com essas características, a permuta pode ser uma excelente opção.

Quais são os desafios da permuta?

O principal desafio da permuta é encontrar propriedades com valores aproximados e que atendam às necessidades de ambas as partes interessadas. Dessa forma, a avaliação correta dos imóveis é fundamental para que o negócio aconteça de modo justo.

O que é dação?

A dação, ao contrário da permuta, é um mecanismo utilizado para quitar uma dívida. Em termos práticos, ao invés de pagar o que se deve em dinheiro, o devedor oferece um bem (normalmente um imóvel) ao credor. Uma vez aceita a propriedade como pagamento, a dívida é considerada quitada.

Quais as vantagens da dação?

A dação é uma ferramenta muito adequada para quem possui dívidas, mas também detém propriedades que não deseja mais manter. Dessa maneira, ao transferir o bem ao credor, o devedor consegue “limpar” sua dívida sem necessitar de liquidez imediata. Para o credor, por sua vez, o fato de aceitar um imóvel pode representar uma oportunidade de investimento e/ou a chance de adquirir uma propriedade por um valor abaixo do mercado.

Quais são os desafios da dação?

O desafio da dação é, sobretudo, avaliar corretamente o imóvel oferecido como pagamento. Para tanto, o credor deve certificar-se de que a propriedade não possui dívidas pendentes, tais como IPTU atrasado e/ou dívidas condominiais, por exemplo. Além disso, importa salientar que é crucial que o valor do imóvel esteja alinhado ao montante da dívida.

Principais diferenças entre permuta e dação

Para que a diferença entre permuta e dação fique clara, é necessário compreender que, enquanto a permuta tem o objetivo de trocar bens de valores equivalentes, a dação compreende quitar uma dívida por meio da entrega de um bem.

Em relação à transação financeira pertinente a cada uma delas, na permuta, não há complemento em dinheiro. No caso da dação, por outro lado, o bem imóvel é utilizado para abater o valor devido.

No que tange às partes envolvidas, na permuta, ambas trocam bens. Na dação, contudo, o devedor oferece o bem ao credor para liquidar sua dívida.

A Brandalise é especialista em fazer o melhor negócio para você!

Uma vez compreendidas as principais diferenças entre a permuta e a dação, é possível perceber o quanto elas são ferramentas valiosas no mercado imobiliário. Na prática, elas oferecem alternativas à tradicional compra e venda de imóveis, de modo que permitem uma maior flexibilidade nas negociações. Contudo, é essencial entender suas particularidades para aplicá-las corretamente.

Nesse sentido, com a experiência e o conhecimento de mercado da Brandalise, é possível navegar por essas modalidades com segurança, garantindo negociações justas e benéficas para todas as partes envolvidas. Em nosso time, há especialistas preparados para considerar qualquer uma dessas opções, de acordo com a realidade de cada cliente. Portanto, contar com profissionais especializados pode fazer toda a diferença, sendo possível evitar armadilhas e assegurar os melhores resultados. Entre em contato conosco!

Site para imobiliárias LEAD LINK