Os 4 erros mais comuns ao escolher um ponto comercial

dicas 26 de março de 2020

Muitas dúvidas podem surgir no momento em que você está procurando pelo ponto comercial perfeito para o seu negócio. E para fugir de situações arriscadas, que possam trazer prejuízos para você e o seu negócio no futuro, a Brandalise Imóveis levantou quais os erros mais comuns no momento de escolher um ponto comercial. Confira!


  1. Falta de planejamento

Um estudo detalhado e um planejamento comprometido são o ponto de partida de qualquer projeto de sucesso. E não poderia ser diferente com o seu negócio! Deixe a sua intuição de lado neste momento inicial e pare para responder algumas perguntas:


  • Qual será o modelo da sua operação? Será uma loja física, um escritório, um coworking
  • Qual será o seu público-alvo? Qual a renda per capita média do público, qual a faixa etária, quanto tempo de escolaridade?

Respondendo a essas perguntas, você já terá uma boa ideia de como encontrar um ponto comercial que irá alavancar o seu negócio. 


Agora, se você já tem um local em mente, é interessante considerar os seguintes fatores: 


  • Como é a infraestrutura e quais os indicadores de desenvolvimento da região?
  • Qual a oferta de serviços públicos na região?
  • Há lojas/escritórios que pertencem à mesma área de atuação que você? Se sim, quais os pontos de concorrência entre o seu negócio e os demais? Qual o seu diferencial em relação a eles?
  • Há alguma expectativa de crescimento e de ampliação desse espaço no prazo de um ano?

Para muitos especialistas, metade do sucesso de um empreendimento depende do ponto em que o empreendedor atua. Portanto, a recomendação é ser bem detalhista nessa fase inicial. 


  1. Não escolher uma boa localização

Mais do que escolher um bairro ou região que tenha a ver com a sua loja, é preciso conhecer de perto o seu público. A maior parte dos clientes geralmente virá de uma distância de três quilômetros, de acordo com especialistas. Portanto, não adianta estar localizado em um bairro hype e descolado, se o seu cliente está muito distante de você. 


Também é interessante avaliar se você tem um negócio de passagem, como um restaurante ou uma lotérica, por exemplo; ou um negócio de destino, como um salão de beleza ou um consultório médico, em que os clientes estarão dispostos a se deslocarem especificamente até o local. 


Se você se encaixa na segunda opção, é interessante pensar em oferecer alguns serviços adicionais como estacionamento, por exemplo. Considere isso no momento de escolher o ponto. 


  1. Optar por comprar quando poderia gastar menos alugando

A dúvida entre comprar ou alugar pode ser esclarecida avaliando o seu fluxo de caixa. Entretanto, uma coisa é certa: em negócios pequenos, com baixos investimentos, é recomendado optar pelo aluguel. Pelo menos no início, enquanto o empreendedor não tem um fluxo de caixa sólido. 


E se você optar por alugar uma sala em centros comerciais como galerias ou shopping centers, leve em consideração os custos com serviços extras com segurança e manutenção da loja, por exemplo. Também não esqueça de avaliar se a região possui uma boa estrutura de transporte público e restaurante para os colaboradores.


Muitos empreendedores acabam perdendo dinheiro ao comprar um imóvel que não conseguem manter no longo prazo. Coloque tudo na ponta do lápis para tomar uma decisão acertada. 


  1.  Má negociação no momento de fechar o contrato

Você já escolheu o espaço dos seus sonhos, mas ainda há um fator importante a ser considerado: a elaboração do contrato. E isso pode ser um problema, especialmente se você optar por alugar um ponto comercial. 


Se o local precisar de alguma reforma que você estará disposto a fazer, por exemplo, converse sobre isso com o proprietário. Você poderá obter alguma redução no valor da locação, o que irá reduzir os seus custos com o negócio. 


Uma outra dica é: esteja atento ao valor do imóvel e avalie se está de acordo com o valor de mercado e se toda a documentação está em dia, para evitar dores de cabeça no futuro. 


Nós, da Brandalise Imóveis, esperamos que os erros que expomos neste conteúdo auxilie você a tomar uma boa decisão no momento de comprar ou alugar um ponto comercial. Conte com a nossa equipe para esclarecer qualquer dúvida sobre esse assunto. Até a próxima!

Site para imobiliárias LEAD LINK