O que é Geomarketing: como ele pode auxiliar na expansão comercial?

Sem categoria 22 de abril de 2019

Você sabe o que é geomarketing? O conceito, muito adotado pelas agências de comunicação e marketing atuais, diz respeito a um tipo de estratégia facilitadora para você atingir o seu público-alvo.


Ora, pensemos na formação da própria palavra “geomarketing”: o prefixo “geo” abrange tudo o que é referente à localização.  Já o “marketing” representa todo o peso do digital, dos dispositivos móveis e da internet no comércio de hoje em dia.


O que é geomarketing: entendendo o conceito da estratégia


Se o seu celular ou smartphone já deu alguma dica de estabelecimento ou compra baseada na sua localização geográfica, então você pode se considerar um usuário impactado pelo geomarketing.


Em outras palavras, o geomarketing surge a partir da análise de dados geográficos. Ele contribui para identificar tendências de mercado, monitorar a concorrência e, assim, tomar as melhores decisões para o negócio.

Em outras palavras, o geomarketing surge a partir da análise de dados geográficos. Ele contribui para identificar tendências de mercado, monitorar a concorrência e, assim, tomar as melhores decisões para o negócio.
O geomarketing surge a partir da análise de dados geográficos. Foto: Freepik.

Na prática, quando você abre sua janela do navegador, muitas vezes o dispositivo solicita acesso à sua localização. Esse ajuste autoriza que inúmeros aplicativos – e o GPS do Google – saibam onde você está e o que está à sua volta.


Utilizando o geomarketing: quais a principais vantagens para o seu negócio?


Para saber quais as principais vantagens do geomarketing para o seu negócio, responda a seguinte questão:


O que você faria se soubesse quais são os hábitos do seu público, onde ele está e que locais frequenta?


Tais dados são muito valiosos, principalmente por trazerem mais informações sobre o seu cliente ideal e tornando seu negócio mais assertivo. Basicamente, quanto mais você conhece o seu cliente ideal, mais você domina formas positivas de atingi-lo.


Por dentro de cases que deram certo


1 – Sicredi


O crescimento da empresa é um dos maiores do Brasil. No entanto, para otimizar esse crescimento e tirar a sua meta agressiva do planejamento estratégico, o Sicredi precisava entender quais as regiões do país eram mais adequadas ao seu tipo de negócio e que teriam mais chance de entregar um resultado lucrativo.



Por meio do geomarketing e da inteligência geográfica de mercado, a empresa, que já contava com mais de 1,6 mil unidades, conseguiu inaugurar mais 106 sedes em todo Brasil.


2 – Heineken


A cervejaria, que domina os quatro cantos do país, utilizou o geomarketing para identificar uma queda de vendas em determinada região. A partir disso, pode lançar estratégias de recuperação melhor direcionadas e que conseguiram bater o objetivo de recuperar a receita.


3 – UniSuper


Como UniSuper cresceu dentro do Rio Grande do Sul? Compreendendo quais eram suas reais possibilidades em outras regiões do estado. Utilizando o geomarketing, a empresa conseguiu iniciar ações certeiras para que a sua expansão no estado desse certo.


Pronto para valorizar ainda mais a localização do seu empreendimento?


No nosso blog, trazemos outros conteúdos para auxiliá-lo a aprimorar as suas relações comerciais e fazer o melhor proveito da sua localização. Focada no mercado imobiliário de Canoas, a Brandalise Imóveis também conta com mais de 50 anos de experiência e expertise, e reúne uma equipe de consultores à disposição para atendê-lo. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre locações corporativas. Até a próxima!


Site para imobiliárias LEAD LINK