4 dicas simples para economizar com a manutenção de um imóvel comercial

Sem categoria 10 de dezembro de 2018

Uma das principais responsabilidades dos proprietários para com seus inquilinos é a de manter o imóvel alugado em perfeitas condições de uso. A manutenção do local é essencial para que o locatário possa realizar suas atividades e receber clientes com o devido conforto e segurança. Além disso, imóveis em excelentes condições estruturais e estéticas são mais valorizados em negociações imobiliárias, sendo alugados rapidamente e mantendo-se menos ociosos.


Ao proprietário, cabe o dever de estar sempre atento a reparos e reformas necessárias. Além de honrar seu compromisso com a manutenção do espaço, assumido com o fechamento do contrato, este cuidado ajuda a fidelizar o inquilino e garantir a locação por mais tempo – ou, se for o caso, deixar o imóvel preparado para um novo locatário.


Para ajudar você a manter seu imóvel sempre apresentável, listamos abaixo dicas fundamentais para garantir a manutenção e economizar na hora de fazer reparos. Continue a leitura e veja como esse processo pode ser simples:

Equipamentos para a manutenção de imóvel comercial
Manter o imóvel comercial sempre apresentável ajuda a fidelizar o inquilino e garantir a locação por mais tempo. Foto: Freepik

4 medidas que vão ajudar você a economizar na manutenção do seu imóvel


Defina prioridades


Faça uma avaliação minuciosa no imóvel antes de iniciar qualquer reparo. Liste tudo que precisa ser reformado e defina quais consertos são mais urgentes e necessários. A dica é sempre começar por aqueles mais complexos (problemas em instalações elétricas e hidráulicas, infiltrações, pragas, troca de revestimentos), que possam prejudicar a operação de um futuro inquilino, ou que sejam localizados na área interna do imóvel.


Pesquise preços


Assim que as prioridades estiverem definidas, é o momento de pesquisar valores de materiais e mão de obra para a realização dos reparos. Embora o processo seja um pouco cansativo, aprofundar a busca, pedir indicações, comparar preços e marcas e barganhar ao máximo para conseguir um valor justo faz toda a diferença para que sua reforma seja bem feita e tenha resultados duradouros. Em alguns materiais, ainda, vale a pena prezar pela qualidade, pois o ganho em durabilidade e em não precisar de reparos compensa o valor desembolsado.

Profissional equipado para realizar a manutenção de imóvel comercial
Na hora de contratar materiais e serviços, vale investir um pouco mais para ganhar em durabilidade. Foto: Freepik

Contrate profissionais qualificados


Caso seja necessário utilizar mão de obra externa, certifique-se de contratar profissionais qualificados e com boas referências para a realização dos serviços. Lembre-se de que uma obra econômica não é uma obra barata, e sim aquela em que os seus recursos se mostrarão bem investidos no longo prazo. Organize uma lista de contatos de confiança e avalie com cuidado as propostas, para não contratar o “barato que sai caro”.


Atente para a limpeza do local


Uma dica preciosa para evitar gastos desnecessários com a manutenção do imóvel é investir na limpeza periódica do local. Lavar paredes internas e externas, cuidar do assoalho e do teto, higienizar forros e dedetizar o imóvel são medidas mais baratas que, feitas regularmente, evitam despesas maiores no futuro – como repinturas, problemas na estrutura por conta de cupins, entre outros transtornos.


Além disso, com a limpeza, torna-se mais fácil identificar pequenas necessidades de reparo e providenciar o conserto antes que problema se agrave. Tenha sempre em mente que, afinal, prevenir é melhor – e mais econômico – que remediar.

Profissional realizando manutenção na área interna de imóvel comercial
Comece a manutenção pelos reparos mais complexos ou que sejam necessários na área interna do imóvel. Foto: Freepik

Quer saber mais sobre mercado imobiliário, imóveis comerciais e locações corporativas?


Confira os outros conteúdos do nosso blog e acompanhe as atualizações com dicas, novidades e tendências do ramo imobiliário. Focada no mercado imobiliário de Canoas, a Brandalise Imóveis conta com mais de 50 anos de experiência e expertise, e reúne uma equipe de consultores capacitados à disposição para atendê-lo.

Além disso, dispomos de um serviço de consultoria premium, criado especificamente para ajudar os proprietários a receberem esse acompanhamento para alugar mais fácil e rápido. Quer saber mais? Entre em contato conosco através deste link!

Site para imobiliárias LEAD LINK