Imóvel comercial: 5 dicas para fechar uma locação vantajosa

Várias dúvidas surgem na hora de alugar um imóvel comercial. Qual será o melhor ponto? O que devo levar em conta para que o imóvel corresponda ao perfil da empresa? De fato, é essencial observar aspectos como a localização e o acesso ao imóvel, além de empreender uma avaliação do mercado e da concorrência. Para contribuir com o seu planejamento, listamos algumas dicas para que o imóvel locado trabalhe a favor do seu sucesso. Confira:

1. Identifique suas necessidades operacionais

Para uma filtragem inicial, pesquise somente os imóveis que atenderão o volume da empresa e suas necessidades de logística, estoque e afins. De nada adianta oferecer um produto diferenciado, com preço competitivo e a estratégia correta, se o espaço não comporta a sua operação.

2. Considere os 4 pês do marketing (Ponto, Preço, Produto e Promoção)

É preciso analisar se o seu produto ou serviço é compatível com o poder aquisitivo dos moradores e trabalhadores da região. Também é importante olhar vários imóveis na região escolhida para entender como funciona o ponto, e visitá-los em horários diferentes (manhã, tarde e noite). Outros aspectos básicos a se avaliar são a visibilidade do ponto e se há comércios à volta que podem complementar ou competir com o seu negócio.

3. Avalie os acessos ao local

Como é o movimento e a mobilidade no entorno do imóvel? Há opções variadas de transporte coletivo? Estacionamento para clientes? Áreas para carga e descarga de mercadorias? As necessidades logísticas podem variar de acordo com o nicho da sua empresa, e é importante que o espaço propicie a circulação mais adequada.

4. Providencie a vistoria do imóvel

Antes de assinar o contrato, o ideal é que seja feita uma vistoria documentando as condições do imóvel e elencando todos os possíveis problemas. Vale verificar tudo: estado do piso, trincas nas paredes, fechaduras que estão com defeito, entre outros itens. Isso pode ajudar também a pedir abatimentos, caso você realize os reparos durante a vigência do contrato de locação.

5. Pense a longo prazo

Já na hora de assinar o contrato, invista naqueles que têm a possibilidade de renovação a longo prazo. Firmando um contrato de cinco anos, por exemplo, o empreendedor fica protegido em relação ao fundo de comércio, que envolve detalhes importantes (ponto comercial, nome/marca, estoque e clientela). Para evitar futuros problemas, assine o contrato com cláusula de vigência em um cartório de registro de imóveis. Assim, se o dono decidir vender o imóvel, o novo proprietário não poderá rescindir o contrato.

Agora é hora de colocar as dicas em prática e garantir bons resultados com o seu negócio! Para locações corporativas na região de Canoas, consulte nossa equipe, tire suas dúvidas e conte com o trabalho da Brandalise Imóveis para ajudá-lo a estar sempre alinhado com o mercado e obter máxima performance dos seus bens e empreendimentos.