Encanamento do imóvel: responsabilidades e cuidados

dicas 27 de setembro de 2022
encanamento do imóvel
(Foto: pressfoto/Freepik)

No momento de se comprar e/ou alugar um imóvel, há uma série de questões que devem ser do conhecimento do novo inquilino ou proprietário. Dentre elas, o encanamento do imóvel. De suma importância, esse aspecto orienta o modo como as eventuais correções e manutenções do mesmo ocorrerão.

Para que tudo ocorra de maneira organizada, saber de quem é a responsabilidade e quais as melhores práticas de como preservar o encanamento são medidas importantes de serem tomadas. Por isso, nós elencamos algumas das principais dúvidas que pairam esse universo, bem como dicas relevantes para serem aplicadas no dia a dia.

De quem é a responsabilidade do encanamento?

Antes de qualquer coisa, é necessário que os moradores tenham ciência da estrutura do seu condomínio em relação ao encanamento. Nesse sentido, por padrão, eles possuem um encanamento vertical, que é do condomínio como um todo, e um horizontal, que diz respeito a cada unidade de imóvel.

Dessa forma, em caso de algum problema no encanamento, o primeiro diagnóstico a ser feito corresponde à identificação da origem do mesmo. Se for no encanamento vertical, a responsabilidade é do condomínio. Se, ao contrário, o problema foi oriundo do encanamento horizontal, é uma questão da unidade.

Quais são os cuidados necessários com o encanamento?

Como em qualquer aspecto de todo imóvel e condomínio, o melhor caminho é sempre o da prevenção. Isso quer dizer que, ao invés de se esperar um problema para tomar providências, o ideal é que a manutenção do encanamento seja algo mapeado pelo condomínio e seus condôminos.

Além disso, há formas individuais de cuidados a serem adotados no dia a dia, a fim de que sejam evitados problemas futuros em relação aos encanamentos horizontal e vertical. Dentre elas, destacam-se as seguintes:

1.   Limpeza regular dos ralos do condomínio e dos apartamentos

Uma medida básica a ser implementada para a manutenção dos encanamentos é a limpeza dos ralos. Uma vez feita de maneira regular, ela evita que haja entupimentos e/ou vazamentos. Essa prática, por sua vez, deve ser aderida tanto pelo condomínio quanto pelos apartamentos. Em termos de periodicidade, recomenda-se que seja feita, pelo menos, duas vezes por ano.

2.   Não descartar óleo de cozinha na pia 

Algo extremamente maléfico ao encanamento diz respeito ao descarte de óleo de cozinha na pia. Essa prática pode provocar o entupimento do mesmo, além de potencializar a criação de crostas nos canos, que contribui com a aglutinação de óleo e outros materiais. Como solução, recomenda-se que o óleo seja direcionado para uma coleta especial, contribuindo, inclusive, com o meio ambiente.

3.   Uso de protetores para reter alimentos nas pias

Não deixar que os alimentos entrem nos canos é uma excelente medida de prevenção ao entupimento. Para isso, a utilização de protetores nas pias é uma alternativa extremamente eficaz.

4.   Utilização de caixa de gordura

Acoplar uma caixa de gordura é outra alternativa bastante útil para evitar que o mau cheiro suba pelos ralos, sem contar que evita que a gordura dos alimentos grude nos canos.

5.   Manutenção do estado de preservação dos canos

Em toda a manutenção, é necessário que se avalie o estado de preservação dos canos, a fim de se verificar se há algum sinal de corrosão. Uma vez identificado qualquer indício, é preciso que seja feita a sua troca, evitando, assim, qualquer prejuízo ao encanamento.

Quando fazer a manutenção do encanamento do imóvel?

Conforme já sinalizado anteriormente, não é preciso – e nem indicado – que se espere um problema no encanamento para que sua manutenção seja feita. Ao contrário, é necessário que essa seja uma prática regular, realizada, pelo menos, duas vezes ao ano. Isso garante que nenhuma surpresa desagradável seja verificada tanto no condomínio como em qualquer um dos apartamentos em particular.

Contudo, para fins de conhecimento, a vida útil de um encanamento é de, em média, 20 anos. No entanto, vale repetir que a ideia de revisar seu estado de preservação somente depois de anos de uso ou então depois de algum problema é definitivamente perigosa. Portanto, opte sempre por aderir às melhores práticas de preservação do encanamento do seu prédio e do seu apartamento e/ou casa.

Ficou com alguma dúvida? Conte com a Brandalise!

Agora que você já sabe a importância da manutenção do encanamento, lembre-se de que o melhor caminho é sempre contar com ajuda de um profissional. E se você ficou com alguma dúvida sobre os seus direitos e/ou sobre os serviços que são de sua responsabilidade ou do condomínio onde pretende morar, fale conosco!

A Brandalise tem uma equipe especializada, que está à sua disposição para ajudá-lo em sua jornada de encontrar um novo imóvel e de conhecer os seus direitos e deveres antes, durante e depois de encontrá-lo!

Site para imobiliárias LEAD LINK