Custos de armazenagem: veja dicas de como reduzir despesas com estoque

Sem categoria 11 de março de 2019

Dependendo do ramo e da proposta da sua empresa, é preciso contar com alguma estrutura de armazenagem que estoque insumos para o andamento das atividades. Galpões, depósitos e pavilhões podem ser fundamentais para a operação, e administrar esses espaços requer conhecimento e planejamento para evitar prejuízos.


Os custos envolvendo a armazenagem variam de acordo com o tipo de negócio e suas demandas logísticas. Mas, seja para alocar matéria-prima, seja para alocar produtos, o gerenciamento adequado do estoque é o processo-chave para reduzir e eliminar desperdícios.


Se você procura reduzir as despesas e otimizar as entregas da sua empresa, continue a leitura e saiba como gerir o estoque de forma mais inteligente:


Conheça a fundo os processos internos do estoque


Nenhum método de controle de armazenagem funcionará bem se não houver conhecimento dos processos internos, como estes se comunicam e são trabalhados em todas as etapas. Entender esses protocolos é fundamental para que compreender onde cada despesa está sendo aplicada, e, assim, buscar formas de racionalizar o capital empregado e evitar desperdícios.

Logística aplicada a estoque
Foto: Simaq

Identifique os principais problemas


Tão importante quanto conhecer o funcionamento dos processos internos é identificar os seus gargalos e os tipos de problemas mais comuns – quebra de produtos, extravios, vencimento da validade e obsolescência, entre outros exemplos. Visualizar esses pontos de tensão nem sempre é simples no dia a dia, e é uma tarefa primordial para evitar que prejuízos ocorram ou se agravem.

Planejamento logístico estratégico
Foto: Pexels

Trace um planejamento


Quais os custos fixos que a sua empresa tem com logística? Quais os custos variáveis? Como essa variação se dá, e com que frequência? Responder essas questões permitirá à equipe traçar um planejamento eficiente, que cubra os diferentes processos e viabilize as áreas e etapas em que é possível enxugar despesas (sobretudo nos custos variáveis).


Informatize o estoque


Contar com um sistema que informatize o registro de dados e o monitoramento em tempo real dos produtos em estoque, da entrada e saída de itens facilita o controle da gestão. Em caso de erros, o apoio da tecnologia também agiliza o tempo de solução – e embasa com precisão decisões estratégicas sobre a racionalização de processos.


Monitore os processos de entrada e saída de produtos


Assim como a entrada, a saída de produtos do estoque requer controle por parte da gerência. O manejo incorreto dos itens armazenados e das próprias ferramentas de transporte e logística pode acarretar prejuízos de diversas ordens (inclusive financeira), e às vezes sinaliza a necessidade de rever os processos internos do departamento.


Otimize o aproveitamento do espaço físico


Que tal avaliar se a própria área do estoque não está sendo desperdiçada? Além de gerar mais espaço para a armazenagem e o deslocamento seguro de itens, uma distribuição inteligente ajuda a estimar a real necessidade de ampliar o estoque (ou não). Diferentes empresas têm diferentes necessidades – portanto, avalie o que é mais importante para o seu negócio e observe o seu estoque com outra perspectiva.

Espaço físico ampliado em armazém
Foto: Pexels

Cogite a utilidade de um estoque menor


Geral e logicamente, a redução do estoque implica também a redução de despesas neste departamento. Embora possa parecer contraproducente, essa opção pode aumentar a rotatividade e prevenir a obsolescência dos itens armazenados  – desde que, é claro, seja avaliada com cuidado e trabalhada de forma adequada ao negócio. Estude a possibilidade e atente principalmente a como esse cenário repercutiria sobre os demais setores, e se demandaria ajustes em série ou muito custosos.  


Pronto para otimizar a gestão do seu estoque?


No nosso blog, trazemos outros conteúdos para auxiliá-lo a aprimorar a sua operação e fazer o melhor proveito do espaço alugado. Focada no mercado imobiliário de Canoas, a Brandalise Imóveis também conta com mais de 50 anos de experiência e expertise, e reúne uma equipe de consultores à disposição para atendê-lo. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre locações corporativas. Até a próxima!



Site para imobiliárias LEAD LINK