Nova unidade, franquia, fusão ou aquisição: entenda estes modelos de expansão comercial

Sem categoria 18 de março de 2019

Chegar ao ápice em termos de crescimento e rentabilidade parece ser a meta final de qualquer negócio. Na verdade, porém, este objetivo é uma constante: a partir do momento em que o sucesso é atingido, uma nova meta deve ser estabelecida para, então, reiniciar a jornada rumo ao desenvolvimento.


Em certos casos, quando as empresas já consolidaram sua marca e suas operações, o próximo passo nessa direção passa a ser a expansão comercial. Essa é a estratégia por meio da qual as empresas projetam novas formas de obter lucro e se inserir em outros mercados – ou, ainda, de inovar o mercado em que já atuam.


Se este é o patamar em que se encontra a sua empresa, vale lembrar que existe mais de uma forma de empreender a expansão comercial dela. Apresentamos abaixo três dos principais modelos de expansão comercial para auxiliá-lo na avaliação da melhor estratégia. Confira!

Quando as empresas já consolidaram sua marca e suas operações, o próximo passo em direção ao crescimento passa a ser a expansão comercial.
Quando as empresas já consolidaram sua marca e suas operações, o próximo passo em direção ao crescimento passa a ser a expansão comercial. Foto: Patrick Perkins/Unsplash

Conheça 3 dos principais modelos de expansão comercial


Abertura de nova unidade


Abrir uma nova unidade é a forma mais intuitiva de expandir a sua marca para outras localidades, aplicando-se muito a lojas. Se seu empreendimento obtém resultados consistentes e está em uma situação estável – não em questão de meses, mas de anos –, esta é uma opção a se cogitar.


Contudo, deve-se levar em conta que a abertura de uma nova unidade implicará em mais trabalho. Além disso, atentar-se aos custos envolvidos é fundamental. Pode levar tempo até que a nova unidade se estabeleça no mercado local – e portanto, planejamento é a palavra de ordem para evitar prejuízos.

Abrir uma nova unidade é a forma mais intuitiva de expandir a sua marca para outras localidades, aplicando-se muito a lojas.
Abrir uma nova unidade é a forma mais intuitiva de expandir a sua marca para outras localidades, aplicando-se muito a lojas. Foto: Charles Forerunner/Unsplash

Abertura de sistema de franquia


Franquear o seu negócio é outra forma de expandir a sua marca. Por um lado, esta pode ser a melhor opção para quem não tem recursos suficientes para crescer por conta própria. Os gastos podem ser compartilhados entre você e os franqueados, o que torna este objetivo mais acessível.


Com um negócio expandido, o poder de negociação junto a fornecedores e parceiros aumenta. A aquisição facilitada de insumos, produtos e serviços, combinada à partilha dos gastos, acarreta em uma significativa redução de despesas.


Por outro lado, porém, a proposta de franquia requer fundamentalmente que outros empreendedores “comprem” o seu modelo de negócio para investir nele. A participação de outros empresários também torna ainda mais necessária a atenção à gestão. Lembre-se de que as ações dos envolvidos – sobretudo os erros e prejuízos – podem se refletir na sua marca. Por isso, antes de fechar negócio, crie um plano com metas claras e um caminho traçado para resultados concretos.

A abertura de um sistema de franquia pode ser a melhor opção para quem não tem recursos suficientes para crescer por conta própria.
A abertura de um sistema de franquia pode ser a melhor opção para quem não tem recursos suficientes para crescer por conta própria. Foto: Helloquence/Unsplash

Fusão ou Aquisição


Ainda que a fusão com ou aquisição de outros empreendimentos seja associada a grandes empresas e à movimentação de cifras astronômicas, essa opção é plenamente acessível a médios e pequenos empresários.


Incorporar um novo empreendimento ao seu requer uma profunda compreensão das operações da empresa e do mercado onde se está inserido. Idealmente, este movimento pode fazer com que a empresa desempenhe melhor suas atividades, agregue uma nova frente de negócio ao seu portfólio ou se torne mais competitiva, por essas e outras vantagens.


Ainda assim, vale lembrar que apenas a fusão ou aquisição não será suficiente para garantir o sucesso se os empreendedores não estiverem bem alinhados, buscando unir o melhor de ambas as partes em prol de um objetivo maior.

Incorporar um novo empreendimento ao seu requer uma profunda compreensão das operações da empresa e do mercado onde se está inserido.
Incorporar um novo empreendimento ao seu requer uma profunda compreensão das operações da empresa e do mercado onde se está inserido. Foto: Freepik

Por fim, tenha em mente que nenhum dos modelos de expansão comercial será um sucesso por si só. Independentemente da escolha, todas as estratégias demandam planejamento, trabalho duro e atenção redobrada ao processo.


Por fim, tenha em mente que nenhum dos modelos de expansão comercial será um sucesso por si só. Independentemente da escolha, todas as estratégias demandam planejamento, trabalho duro e atenção redobrada ao processo.


Ao expandir suas operações, você ampliará também suas responsabilidades e desafios. Prepare-se para essas mudanças traçando um plano de negócios cuidadoso e inovador. Assim, pode ser que, muito em breve, você tenha de expandir sua empresa uma vez mais.


Quer saber mais sobre gestão, imóveis comerciais e locações corporativas?


Confira os outros conteúdos do nosso blog e acompanhe as atualizações com dicas, novidades e tendências em gestão de negócios e mercado imobiliário. Sediada em Canoas, a Brandalise Imóveis conta com mais de 50 anos de experiência e expertise, e reúne uma equipe de consultores capacitados à disposição para atendê-lo. Até a próxima!

Site para imobiliárias LEAD LINK