Confira 7 dicas para alugar seu imóvel de forma mais rápida

Sem categoria 26 de setembro de 2019

Aos poucos, o mercado imobiliário vem mostrando sinais de recuperação no Brasil, inspirando otimismo quanto a sua retomada. Diante de um cenário com boas perspectivas, o proprietário de um imóvel disponível para alugar deve estar preparado para conquistar o locatário de forma rápida e eficiente. Para isso, precisa criar alguns incentivos e, principalmente, tomar alguns cuidados importantes.

Nesse sentido, separamos 7 dicas práticas e certeiras para tornar seu imóvel mais atraente aos olhos dos interessados – e, com isso, alugá-lo de forma mais rápida. Confira:

1. Providencie uma avaliação do imóvel

Busque uma imobiliária antenada com as atuais tendências para estipular o preço do aluguel e torná-lo competitivo. Pesquisar imóveis similares em anúncio também é uma forma de adequar o preço do aluguel – e, inclusive, de não deixar que o valor emocional interfira na estimativa.

2. Atente para a apresentação do imóvel

Com inúmeras ofertas espalhadas pela cidade, você não pode ficar abaixo da concorrência. Por isso, mantenha o imóvel sempre conservado, limpo e vistoriado. Cheque tudo, desde os rodapés até o sistema hidráulico e elétrico. Se for preciso, invista em reparos – já que falhas na manutenção podem atrasar as negociações.

3. Aproveite a vistoria

Deixe de lado a pressa para fechar logo o acordo e seja minucioso. Confira o funcionamento de lâmpadas, eletrodomésticos, torneiras, maçanetas, trancas das janelas etc. É fundamental checar e incluir no termo de vistoria as condições estruturais da casa, como rachaduras nas paredes e infiltrações.

4. Planeje uma oferta atrativa

Na hora de estimar o valor do aluguel, é necessário levar em conta despesas como condomínio e IPTU, que aumentam ano a ano e acabam pesando no valor final. Além das obrigações, porém, o aluguel pode incluir benefícios. O proprietário pode, por exemplo, dar um mês de isenção no aluguel para ajudar a fisgar o cliente – garantindo a ocupação dali em diante, com pagamento de todas as taxas.

5. Diversifique os anúncios

Marketing é a alma do negócio, e você deve expandir as formas de divulgação para alugar o seu imóvel. A tradicional plaquinha nas janelas ainda funciona, mas, optando por plataformas e serviços de referência, há outras estratégias modernas e eficientes – como anúncios em redes sociais, sites e aplicativos de imóveis.

6. Capriche na divulgação

Muitos interessados fazem a seleção dos imóveis olhando as fotos na Internet. Quando for fotografá-lo, preste atenção aos ângulos, à iluminação e riqueza dos detalhes que valorizam o imóvel (como limpeza e organização do local). Utilize o celular e faça vídeos curtos, bonitos, mostrando a área interna e externa, se houver.

7. Seja flexível na negociação

Se a sua intenção é alugar o imóvel de forma rápida, este é um ponto fundamental. Permaneça aberto a negociações tanto em relação ao valor do aluguel quanto a possíveis cláusulas que o pretendente solicitar no contrato (como, por exemplo, prazos menores para a entrega de chaves). Vale também ser flexível em relação à modalidade de garantia, ao perfil do inquilino e até na negociação de multas. Com uma boa negociação, você pode ratear custos ou descontar valores já combinados em benefício do imóvel, alterar a data do recebimento do aluguel e também alterar os contratos da melhor forma para ambas as partes.

Sabemos que o trâmite de uma locação é um tanto lento, e que, para não deixar o imóvel parado, nem sempre é possível chegar a um valor que corresponda a todas as suas qualidades. Para agilizar a entrega das chaves e assegurar o acordo mais vantajoso para os envolvidos, vale a pena contar com a expertise e dedicação de uma imobiliária. Dessa forma, você conseguirá reduzir a burocracia na locação de imóveis e garantir um contrato de qualidade.

Para aluguéis corporativos em Canoas e região, os consultores da Brandalise estão prontos para auxiliar você e facilitar todas as burocracias implicadas na locação. Entre em contato conosco e saiba mais!

Site para imobiliárias LEAD LINK