Confira 5 dicas de iluminação para sua casa neste inverno

apartamento 19 de junho de 2023

A chegada do inverno é sinônimo de mudanças na rotina, não é mesmo? O clima com baixas temperaturas também traz consigo dias mais curtos e noites mais longas. Dessa forma, é preciso ser criativo para reinventar a iluminação da casa, de modo que o ambiente torne-se mais aconchegante e passe aquela sensação de acolhimento e conforto.

Nesse sentido, a redução de luz solar durante o inverno, caso não seja revertida com uma boa estratégia de iluminação para sua casa, pode tornar o seu lar mais sombrio e frio. Para contornar essa situação, basta utilizar algumas dicas para que você obtenha a iluminação correta para essa época do ano. Com elas, a sua casa pode se transformar em um refúgio onde todos desejam estar. Siga a leitura desse texto e confira cinco dicas para iluminar sua casa neste inverno!

  1. Luzes mornas:

Um ponto crucial para a iluminação das casas no inverno é a escolha do tipo de lâmpada. Esse aspecto não se trata de um mero detalhe, pois consiste exatamente no primeiro passo para criar um ambiente convidativo.

Nesse sentido, as lâmpadas de LED, muitas vezes, emitem uma luz branca e fria. Como resultado, o ambiente tende a passar uma sensação fria. Por outro lado, as lâmpadas com tonalidade mais quente, que emitem uma luz amarelada, tendem a proporcionar uma atmosfera mais acolhedora e aconchegante ao lar. Por esse motivo, elas são ideais para a sala de estar, para o quarto e também para outras áreas onde você achar que deve inserí-las.

Além disso, vale ressaltar que não é apenas a cor da luz que importa. Um outro aspecto determinante nesse contexto é a sua intensidade. Em outras palavras, uma luz muito intensa pode ser tão desconfortável quanto uma luz muito fraca. Portanto, o ideal é encontrar um equilíbrio.

2. Luz natural:

Ainda que o inverno seja caracterizado pela menor incidência de luz natural, existem formas de valorizá-la mesmo durante a estação mais fria do ano. Nesse sentido, a luz do dia, ainda que menos intensa, pode animar o ambiente, além de trazer benefícios para a saúde, tais como a promoção da produção de vitamina D.

Dessa forma, a dica é aproveitar ao máximo a luz natural, a partir da adoção de alguns hábitos que podem contribuir com a sua potencialização no ambiente:

  • Limpar regularmente as janelas para permitir a maior entrada possível de luz;
  • Usar cortinas e persianas claras que difundam a luz no ambiente;
  • Dispor os móveis de modo que a quantidade de luz natural recebida em um cômodo seja maior. Para isso, basta organizá-los em posições que não bloqueiem a luz das janelas.

3. Iluminação direcional:

Essa é uma dica de iluminação para sua casa neste inverno que fará toda a diferença, sobretudo, em áreas de trabalho e cozinhas. O grande destaque da iluminação direcional é o fato de a mesma ser adequada para evitar a fadiga ocular.

E, quando se trata de espaços como escritório e cozinhas, as luminárias de mesa ou as luzes sob os armários da cozinha podem ser particularmente úteis. Sendo assim, ao posicionar as luzes a partir da proposta do cômodo, isto é, do tipo de tarefa realizada nele, certifique-se de que a luz esteja direcionada para a área de trabalho. Isso evitará que cause reflexo na superfície de trabalho ou na tela do computador, por exemplo.

4. Abajures e luminárias de chão:

Outro ponto extremamente importante de ser atentado para a iluminação no inverno consiste nas luzes ambiente. A partir de abajures e luminárias de chão, é possível agregar luz a um cômodo e criar um ambiente aconchegante.

Dessa maneira, ao contrário do efeito causado pelas luzes de teto, que podem iluminar um quarto inteiro de uma forma muito intensa, as luminárias de chão e os abajures tendem a emitir uma luz mais agradável.

5. Clima com velas:

Como quinta e última dica, não poderiam faltar as velas, não é mesmo? Se há uma época do ano com a qual elas combinam, essa época é o inverno. As velas podem adicionar uma sensação de calor e aconchego a qualquer cômodo.

Além disso, você ainda tem a opção de usar velas perfumadas, capazes de adicionar um elemento extra de conforto, de acordo com os aromas que evocam. Nesse sentido, ao usar velas, lembre-se sempre de seguir as indicações de segurança, tais como nunca deixar uma vela acesa sem supervisão, assim como mantê-la longe de materiais inflamáveis.

Planejando a iluminação para o inverno

Agora que você já sabe quais são as 5 dicas de ouro para a iluminação da sua casa no inverno, é hora de partir para a ação e organizar o quanto antes o seu ambiente para receber a estação mais fria do ano.

A iluminação de uma casa durante o inverno, como vimos, vai muito além do simples acender de luzes. Ela exige a consideração das necessidades de iluminação em diferentes áreas da casa, bem como os seus diferentes objetivos, de acordo com a rotina dos seus moradores.

Uma vez que a luz tem um papel fundamental na criação de uma atmosfera, o seu potencial de transformar um espaço, evocar emoções e influenciar o nosso humor é notável. E é exatamente com essa mentalidade que a InSpire, um empreendimento absolutamente inspirador e completo, foi planejado. Com essa mesma preocupação com os detalhes de cada espaço, seus ambientes foram pensados e estruturados para o maior conforto dos seus moradores. Para mais informações, entre em contato conosco!

Site para imobiliárias LEAD LINK