Como renegociar o valor do aluguel

Como renegociar o valor do aluguel com tranquilidade junto ao inquilino

Com o fim da vigência de um contrato de locação, chega o momento de revisar o acordo para, com sorte, renová-lo e tratar dos reajustes envolvendo o valor do aluguel. Este alinhamento é necessário para readequar os valores à realidade do mercado imobiliário, uma vez que a inflação e algumas outras variáveis influenciam o preço da locação.

 

Sendo o dinheiro uma matéria delicada, a renegociação do valor do aluguel pode estremecer o relacionamento entre o inquilino e o proprietário do imóvel. Mas tudo depende de como será a tratativa entre as partes – e esta não precisa ser conturbada! Separamos abaixo algumas dicas essenciais para tornar a conversa mais tranquila e, claro, vantajosa para ambos os envolvidos. Continue a leitura e veja como facilitar a sua negociação:


Veja 5 dicas para reajustar o valor do aluguel sem estresse:


Conheça a legislação sobre o tema


É fundamental que o proprietário esteja ciente da legislação que rege o processo de reajuste do aluguel – ou, se preferir, que conte com o devido suporte de um especialista. Quando a locação é mediada por uma imobiliária, os consultores da empresa saberão como coordenar o processo burocrático junto com o locatário, e, principalmente, quando fazê-lo.


Fale sobre os reajustes desde o início da parceria


Abordar de forma clara e sem rodeios a possibilidade de reajuste do aluguel evita que o locatário seja pego de surpresa, e tende a tornar a negociação mais tranquila. Os reajustes anuais do aluguel são efetuados automaticamente, de acordo com o índice pré-estipulado na contratação. Se tiver contato direto com o inquilino, não custa relembrá-lo desta correção ao final do período de vigência do contrato.

Proprietário e inquilino renegociam o valor do aluguel de imóvel
Foto: Unsplash

Pesquise o mercado para ter embasamento na negociação


Para persuadir o locatário, é essencial argumentar e apresentar fatos que justifiquem o reajuste do aluguel. Situar o valor de mercado do imóvel é um bom caminho: consultar outros imóveis na mesma região fornece um panorama da realidade do mercado imobiliário local, e serve como referência para o locador definir seu reajuste e defender sua causa na negociação.


Em contratos mais longos, também pode acontecer de o valor do aluguel estar acima do que é praticado atualmente pelo mercado. Para garantir a continuidade da locação e uma relação honesta com o inquilino, o proprietário deve estar atento e pronto para discutir os ajustes necessários. 


Dialogue com transparência


É possível, ao fim do período de vigência, reajustar o valor do aluguel para além do índice econômico previsto em contrato. Se o contrato é de dois anos, o reajuste ocorre automaticamente ao final do primeiro ano – mas, no segundo ano, pode aumentar bastante o preço do aluguel. Seja qual for a razão para você propor o reajuste, dialogue. Conversar de maneira franca com o inquilino é importante para a sua argumentação, e pode ser até mais eficaz do que impor um valor fixo.

Proprietário e inquilino renegociam o valor do aluguel do imóvel
Foto: Pexels

Considere a posição do locatário


Colocar os seus motivos para pedir um reajuste é importante – mas ouvir o lado do inquilino também é essencial. Talvez existam fatores que o impeçam de arcar com o compromisso neste momento – e buscar um consenso pode ser o melhor meio de resolver o impasse. 


Com o cenário econômico atual, é melhor manter o imóvel ocupado do que colocá-lo para locação novamente, com todas as incertezas e burocracias que cercam esse recomeço. Além de reter o inquilino e reforçar a confiança entre vocês, ceder em parte pode contar pontos a seu favor para que um novo (e melhor) acordo seja firmado futuramente.


Com essas dicas, é possível definir estratégias mais efetivas para que sua renegociação do valor do aluguel seja breve, franca e descomplicada. Reter bons inquilinos garante menos estresse ao locador e alimenta relações prósperas em um cenário de reaquecimento da economia.


Quer saber mais sobre mercado imobiliário, imóveis comerciais e locações corporativas?


Confira os outros conteúdos do nosso blog e acompanhe as atualizações com dicas, novidades e tendências do ramo imobiliário. Focada no mercado imobiliário de Canoas, a Brandalise Imóveis conta com mais de 50 anos de experiência e expertise, e reúne uma equipe de consultores capacitados à disposição para atendê-lo. Até a próxima!