Canoas 80 anos: saiba mais sobre a história da cidade

Sem categoria 27 de junho de 2019

Canoas, o município gaúcho fundado em 1939, completa hoje 80 anos de muita história, desenvolvimento econômico e social, dignos da mais alta comemoração.


E como recordar é viver, nós da Brandalise Imóveis trazemos hoje até você um pouquinho mais sobre a história da cidade, para celebrar a sua trajetória e o lugar mais do que especial que o município ocupa nos nossos corações. Continue a leitura e confira!


Canoas 80 anos: de fazenda à município emancipado

Registro histórico do município de Canoas por volta da década de 1950.
Registro histórico do município de Canoas por volta da década de 1950. Foto: Reprodução/Skyscraper City

O território da Canoas que conhecemos hoje era, no século 18, a sede da Fazenda Gravataí (atual bairro Estância Velha). A fazenda era propriedade do conquistador português Francisco Pinto Bandeira, que recebeu as terras como prêmio da Coroa Portuguesa.


Com a sua morte, a propriedade passou para o filho Rafael Pinto Bandeira, e, após a morte deste, sua viúva dividiu as terras entre todos os seus filhos. Temos aí a origem do primeiro vilarejo que, no futuro, seria o município de Canoas.


Com o passar dos séculos, o vilarejo se desenvolveu e deu espaço à primeira estação ferroviária que ligaria Porto Alegre e São Leopoldo. O povoado foi incorporado pelos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí.


Apenas nos anos 1930, o povo de Canoas começou a exigir sua emancipação. O movimento foi liderado por Victor Hugo Ludwig, que levou o pedido emancipacionista até o general Flores da Cunha, então interventor federal no estado. Em 1939, Canoas florescia como município emancipado.


Qualidade de vida e crescimento econômico

Polo industrial e comercial importante do Rio Grande do Sul, Canoas está entre os 100 maiores PIBs do Brasil.
Polo industrial e comercial importante do Rio Grande do Sul, Canoas está entre os 100 maiores PIBs do Brasil. Foto: Divulgação

Nem precisamos dizer que Canoas é sinônimo de desenvolvimento econômico, certo? Mas, se você ainda tem dúvidas, os números não mentem.


A cidade vizinha de Porto Alegre é o segundo município mais populoso da Região Metropolitana, e o quarto mais populoso do estado. Mais de 200 mil eleitores estão sediados no colégio eleitoral da cidade, consolidando sua importância política.


O Produto Interno Bruto (PIB) de Canoas é um dos maiores do estado e configura, junto com Porto Alegre, Caxias do Sul e Gravataí, entre os 100 maiores PIBs do Brasil. Como não se orgulhar desses 80 anos de desenvolvimento?


Comércio e indústria na cidade de Canoas: 80 anos de desenvolvimento


Muito dessa relevância econômica advém do grande polo comercial e industrial que é a cidade de Canoas. O município é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, e é um dos mais atrativos do Rio Grande do Sul para a implantação de indústrias.


O parque industrial de Canoas é considerado um dos maiores e mais importantes do estado. Pequenas, médias e grandes empresas e fábricas se fazem presentes no município. Além do ramo metal-mecânico, os ramos elétricos, de maquinário e automotivos estão fortemente presentes.


Abaixo, você confere algumas das principais empresas com sede ou filiais em Canoas:


⦁ Refinaria Alberto Pasqualini (Refap);
⦁ IKRO (Componentes elétricos);
⦁ Iriel (Grupo Siemens);
⦁ Perdigão;
⦁ AGCO Massey Ferguson;
⦁ Tec-Master;
⦁ Forjasul (Tramontina).


Além da economia industrial – representada pelo bairro Industrial –, Canoas também é forte no ramo educacional, firmando-se como uma cidade universitária. Estão sediadas no município grandes universidades, como os Institutos Federais (IFRS), a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a UniRitter e a Universidade La Salle (Unilasalle).


Fachada do ParkShopping Canoas, importante ponto comercial inaugurado no município.
Fachada do ParkShopping Canoas, importante ponto comercial inaugurado no município. Foto: Reprodução

Canoas, casa da Brandalise Imóveis


São 80 anos de muita história e conquistas em Canoas. Nós, da Brandalise Imóveis, podemos provar! Afinal, em 2019, já serão 55 anos participando da construção dessa trajetória com você. Com toda essa tradição no mercado imobiliário da cidade, já podemos dizer que conhecemos Canoas melhor do que ninguém, não é?


Nós acreditamos que o desenvolvimento de uma cidade passa pelo melhor aproveitamento do espaço urbano e das oportunidades comerciais oferecidas. E você? Conte conosco para assessorá-lo na busca das melhores opções, e para seguir valorizando Canoas como um polo de crescimento econômico e social.


Quer saber mais sobre imóveis comerciais na cidade de Canoas?


No nosso blog, trazemos outros conteúdos para auxiliá-lo a aprimorar o seu trabalho e tirar o melhor proveito da sua sala comercial. Focada no mercado imobiliário de Canoas, a Brandalise Imóveis também conta com mais de 50 anos de experiência e expertise, e reúne uma equipe de consultores à disposição para atendê-lo. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre locações corporativas. Até a próxima!

Site para imobiliárias LEAD LINK