Aluguel de imóvel mobiliado vale mais a pena? Confira!

apartamento 26 de outubro de 2023

O mercado imobiliário é amplo e diversificado. Dessa forma, oferece opções que vão desde apartamentos pequenos, com espaços reduzidos, como é o caso dos studios, até casas de campo espaçosas. No entanto, para além do tamanho dos imóveis, há uma questão que surge frequentemente àqueles que estão à procura do seu lar: a possibilidade do aluguel de imóveis mobiliados.

Em muitos casos, os indivíduos possuem dúvidas sobre se alugar um apartamento ou casa que já possua todos os móveis e utensílios vale mais a pena. Na prática, aspectos como custos para mobiliar no futuro e a própria personalização do espaço vêm à tona durante este processo.

Para ajudar quem se encontra nesta situação, desenvolvemos este artigo, que tem por objetivo trazer as vantagens e desvantagens deste tipo de imóvel, além das características que o faz indicado ou não a diferentes perfis de pessoas. Se você está neste momento, aproveite a leitura para tirar as suas dúvidas!

Para quem é indicado um apartamento ou casa mobiliada?

Há muitas variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de decidir alugar um imóvel mobiliado ou não. No então, há algumas características que geralmente são compartilhadas por aqueles para quem o aluguel de imóveis mobiliados tende a ser a escolha ideal. Veja quais são os principais perfis que se enquadram nesta modalidade:

● Profissionais em trânsito: para quem está numa cidade por um período determinado, seja por trabalho, estudo, visita e/ou outro compromisso, alugar um o imóvel com mobília pode ser muito mais prático, já que dispensa a necessidade de mudança e adaptação ao novo espaço.


● Estudantes: muitos jovens que saem de suas cidades para estudar em universidades optam por alugar imóveis mobiliados, principalmente quando os contratos são de curta duração, devido à sua praticidade.


● Expatriados: no caso de estrangeiros que vêm ao Brasil por um período curto ou médio, os imóveis mobiliados são úteis no sentido de evitar o investimento em mobília que, possivelmente, teriam que ser vendidas no momento em que os inquilinos voltassem ao seu país de origem.


● Casais jovens: para aqueles que estão começando uma vida juntos e ainda não têm todos os móveis necessários, essa modalidade de imóvel é uma excelente alternativa para que os planos de alugar um imóvel não precisem ser postergados.

Vantagens de alugar um imóvel mobiliado

Tendo em vista as características das pessoas para quem geralmente vale a pena alugar um esse tipo de imóvel, podemos destacar algumas das suas principais vantagens:


–       Praticidade: alugar um espaço já equipado evita a necessidade de comprar ou transportar móveis, o que pode ser vantajoso para quem está se mudando em caráter temporário ou não quer fazer grandes investimentos.


–       Mudança mais simples: sem a necessidade de transportar móveis, o processo de mudança se torna mais rápido e menos estressante, além de ser consideravelmente mais econômico.


–       Economia imediata: embora o valor do aluguel de um imóvel mobiliado possa ser maior, o inquilino economiza ao não precisar adquirir móveis e eletrodomésticos para sua nova morada.

Desvantagens de alugar um imóvel mobiliado

Como em qualquer situação, alugar um imóvel que já possua mobílias pode trazer algumas desvantagens, dependendo do objetivo de cada indivíduo. Veja as desvantagens mais comuns:

–       Valor de aluguel mais alto: como mencionado, o valor do aluguel de um espaço mobiliado tende a ser mais elevado quando comparado a um imóvel vazio.


–       Menor possibilidade de personalização: os inquilinos podem sentir que o espaço não reflete totalmente seu gosto ou personalidade, já que a decoração e os móveis já vêm definidos pelo proprietário.


–       Responsabilidade adicional: caso algum item do imóvel quebre e/ou se deteriore, o inquilino pode ser responsável por reparar ou substituir, dependendo do que for acordado em contrato.

Em suma, é notório que esse tipo de aluguel apresenta suas vantagens e desvantagens, que devem ser ponderadas por cada indivíduo antes de decidir por qual modalidade de imóvel irá optar. Dessa forma, a decisão em relação ao aluguel de um imóvel mobiliado deve levar em conta, dentre outras coisas, o perfil do inquilino, sua situação pessoal e financeira atual, bem como os seus planos futuros.

Nesse sentido, para quem busca praticidade, sem dúvidas, essa é uma opção bastante atrativa. Contudo, para aqueles que desejam um espaço para chamar de seu, de modo que possam personalizá-lo e decorá-lo conforme o seu próprio gosto, um imóvel sem mobília pode ser a melhor escolha.

Portanto, como em todas as decisões relacionadas ao mercado imobiliário, é crucial estar bem informado, compreender todos os fatores envolvidos no processo de locação, além de, é claro, considerar todos os seus prós e contras. Dessa forma, sempre que possível, é altamente recomendado contar com a orientação de um especialista para fazer a escolha mais acertada.

Site para imobiliárias LEAD LINK