Conheça as vantagens dos empreendimentos multifuncionais

Sem categoria 17 de setembro de 2020

Empreendimentos multifuncionais têm ganhado força no mercado imobiliário e contribuído para a construção de cidades mais humanas, seguras e amigáveis aos pedestres. Além das inúmeras vantagens aos cidadãos, juntar diferentes funções urbanas – morar, trabalhar, se divertir e se locomover – em um único prédio ou bairro, faz dos empreendimentos multifuncionais uma excelente opção para tornar a experiência com a cidade mais saudável e segura. Confira a seguir quais as principais vantagens de morar nesse tipo de local.


Provavelmente você já passou em frente de um prédio residencial em que a fachada é repleta de espaços comerciais – essa é a principal característica de um empreendimento multifuncional, que em seu próprio nome já anuncia as suas diversas utilidades. Pensados para tornar o ambiente urbano cada vez mais vivo, seguro e prazeroso para os pedestres, este estilo de moradia cumpre uma função de mutualismo entre quem consome, quem reside e quem pensa em abrir ou manter o seu negócio. Isto ocorre porque a proposta é exatamente essa: diminuir as distâncias entre os bairros residenciais e os centros comerciais, trazendo conforto para quem mora ali, aumentando a possibilidade de clientes para quem possui negócios no local e trazendo segurança de um bairro vivo, com suas fachadas abertas e iluminadas para todos que passarem por ali.


A cidade para todos- essa é a aposta dos empreendimentos multifuncionais. Independentemente se você é morador ou não, a parte comercial, com estabelecimentos diversos, é aberta ao público. Também é bem comum ter uma área com bancos e jardins disponível para que qualquer pessoa possa desfrutar. Em alguns casos, existem diferentes funções para cada uma das torres do empreendimento- em um prédio ficam as  residências, no outro as salas comerciais e o térreo fica destinado para o comércio.. Toda essa multifuncionalidade vai na contramão do conceito de cidade estabelecido desde a Revolução Industrial: a setorização das cidades. O setor das escolas, o setor dos hospitais, o setor do comércio, o setor dos parques e o setor residencial. Essa maneira de estabelecer a cidade, com a setorização, gerou diversos problemas:o tempo gasto em deslocamento, o congestionamento de avenidas e a falta de segurança em ruas vazias em determinados períodos do dia. Essa é a razão do tamanho incentivo do poder público e de empresas privadas para a construção de empreendimentos multifuncionais atualmente. 


Os projetos multifuncionais de moradia estão compondo a visão das capitais no Brasil afora. Em São Paulo, cidade modelo de empreendimentos verticais, alguns deles são muito famosos por oferecerem espaços não apenas destinados ao comércio, mas também para a cultura, com exposições de arte, livrarias e até mesmo salas de cinema de bairro- como é o caso do Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista. Essa obra é uma das primeiras multifuncionais de São Paulo. Inaugurada em 1958, o lugar já recebeu nas dependências de uso comum o renomado restaurante Fasano. Outro exemplo de sucesso na capital paulistana é o EZ Parque da Cidade, que foi projetado para ser o maior empreendimento multiuso de São Paulo, contando com um shopping center dentro do complexo. Já aqui no Rio Grande do Sul, na capital dos gaúchos, o complexo Trend City Center, localizado na Avenida Ipiranga, aposta na vista privilegiada para o pôr do sol no Rio Guaíba, na proximidade do Parque Marinha do Brasil e do Shopping Praia de Belas, contando, é claro, com uma grande fachada comercial em que já funcionam lojas de diversos segmentos comerciais. 


Já ficou claro que os empreendimentos multifuncionais vieram para facilitar o cotidiano de todas as pessoas. E é justamente pelo conceito de descentralização do comércio que esses projetos também estão sendo inseridos nas regiões metropolitanas das grandes capitais. É o que acontece, respectivamente, nas cidades de Esteio e Canoas, no Rio Grande do Sul.


Esteio é um pequeno município gaúcho localizado há apenas 20 km de Porto Alegre. A cidade está localizada na região que compõe a Grande Porto Alegre e, desde 1970, recebe no Parque de Exposições Assis Brasil, a Expointer – feira de referência internacional na área da agropecuária e considerada a maior da América Latina, recebendo anualmente milhares de investidores de vários cantos do mundo. É nessa pequena cidade, considerada a menor do estado em sua área, que está localizado o Reis Executive, um empreendimento de uso misto que conta com espaço para 22 lojas, 77 salas comerciais, fora, é claro, um condomínio que usa de energia sustentável, com estacionamento rotativo, salas de reuniões com terraço e um auditório. 

Espaço para conferências e reuniões no empreendimento Reis Executive Center em Esteio

Por outro lado, Canoas é o maior município localizado dentro da região da Grande Porto Alegre. A cidade é um ponto muito importante para o desenvolvimento econômico do estado, visto que sedia o maior e mais importante Parque Industrial do Rio Grande do Sul, abrangendo empresas de grande, médio e pequeno porte que fabricam os mais variados tipos de produtos. A cidade atrai pessoas de outros municípios, pois é considerada um polo universitário, com mais de 5 universidades e o campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A distância até Porto Alegre é de 18 km, tendo acesso por duas rodovias estaduais e contando com seis estações de trem. Se todas essas características não lhe convenceram de optar por essa cidade, temos certeza que o Maxplaza lhe trará boas razões. Esse empreendimento conta com diversas opções de lazer no condomínio: academia, piscina e salão de festas. Salas comerciais com estacionamento rotativo, espaços para lojas com até 837 m² e salas especializadas, conveniadas com o Hospital Moinhos de Vento, para atendimento médico. 

Salão de festas do empreendimento multiuso Maxplaza em Canoas

Se você ficou interessado em viver em um empreendimento multiuso na região metropolitana de Porto Alegre, obtendo mais qualidade de vida, entre em contato conosco. Nós temos uma seleção de imóveis que atendem exatamente a sua expectativa. 


Até a próxima!

Site para imobiliárias LEAD LINK