5 dicas para escolher o primeiro apartamento

Avalie o interior

Se você vai comprar um imóvel na planta, é importante avaliá-la de maneira minuciosa a fim de verificar se ele se adequa aos seus planos. Ainda mais quando a família já está formada e com filhos, por exemplo. Quartos, corredores e banheiros mal posicionados podem comprometer todo o projeto.

Mesmo se o imóvel já estiver pronto, é possível pedir a planta para ter uma visão melhor.Outro aspecto a ser avaliado é a metragem. Pessoas que moram sozinhas, casais que trabalham o dia inteiro, não tem muitos filhos ou viajam sempre, não necessitam de apartamentos tão grandes. Uma dica é não considerar 100% o apartamento decorado, pois o tamanho e a disposição dos móveis dão a sensação de que o espaço é mais amplo. 

Posição

Muitas pessoas se esquecem de considerar a posição do apartamento em relação ao sol. Os apartamentos que recebem a luz solar o dia todo têm menos chance de umidade, o que pode ser um aspecto negativo, e auxiliam na secagem rápida de roupas e outros itens molhados, facilitando o seu dia a dia.

Além disso, os apartamentos localizados em andares mais altos são mais valorizados devido à paisagem privilegiada em relação aos demais andares e ainda contam com menos barulho, por ser mais distante da rua e das áreas de lazer que o condomínio pode oferecer.

 Pagamento

Item importante para evitar possíveis dívidas, antes de investir em um apartamento é necessário colocar na ponta do lápis todos os custos e o dinheiro disponível. Fique atento ao valor da parcela! Economistas afirmam que ela deve consumir, no máximo, 20% do valor da renda líquida mensal de uma família.

Em alguns casos o financiamento é inevitável, porém é importante que ele seja menor para que os juros e o prazo de pagamento também sejam reduzidos. Assim, o que antes iria facilitar, não se torna um fardo para as suas economias no final do mês. 

Condomínio

Quem busca um apartamento para comprar não deve pensar apenas nos gastos iniciais, mas também a longo prazo. O valor do condomínio deve valer a pena. Tenha em mente que, quanto maior a quantidade de residências, mais caro será o valor.

Os itens de lazer também encarecem o condomínio. Então é importante verificar eles são essenciais no seu dia a dia e se você consegue usufruir de todos para que o dinheiro valha a pena. 

Detalhes importantes

Antes de comprar um imóvel, você deve saber se o acesso ao transporte público é fácil, como é a vizinhança e a segurança dia e noite. Por isso, visite o local em vários dias e horários a fim de analisar melhor estes aspectos. 

Converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e conte conosco para ajudá-lo a estar sempre alinhado com as melhores ofertas do mercado e obter o melhor negócio. Confira o nosso site!