4 dicas para quem deseja investir em imóveis durante a pandemia

mercado 30 de outubro de 2020

O cenário da pandemia do novo coronavírus tem mudado a rotina das pessoas em todo mundo. Foram decretadas medidas de emergência, houve o fechamento de estabelecimentos comerciais, estudantes passaram a assistir aulas à distância e as empresas adotaram o regime de home office.


É claro que todo esse cenário afetou a economia significativamente. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê uma queda de 6,5% no PIB do Brasil neste ano. Houve também uma grande queda no consumo.


Dessa forma, é aconselhado ter cautela no momento de escolher qual a melhor modalidade de investimento.


Imóveis são uma das maneiras mais seguras de investir, já que não sofrem tanta influência e desvalorização de fatores externos. Além disso, os imóveis têm uma evolução contínua na sua valorização, o que é vantajoso tanto em uma situação de compra, quanto em uma situação de aluguel.


A seguir, vamos abordar 4 dicas para quem deseja investir em imóveis, especialmente neste período.


1.   Preço dos imóveis não é reajustado pela inflação


Quando a inflação é utilizada como índice de correção, você pode acabar tendo aplicações não muito vantajosas. No caso do mercado imobiliário é utilizado o Índice Nacional do Custo de Construção (INCC), calculado anualmente pela Fundação Getúlio Vargas.

Inflação e os impactos no mercado imobiliário

O índice impacta em contratos de compra de imóveis, no valor das parcelas intermediárias do negócio e no valor final do bem, já que o INCC incide sobre o saldo devedor da compra. Dessa forma, mesmo quando a inflação está alta, o investimento não será desvalorizado.


2.   Taxas baixas de financiamento


Uma vantagem inegável no momento de investir em imóveis é a diversidade de linhas de financiamento disponíveis.


Porém, é importante analisar, a partir do valor investido, qual  rentabilidade o imóvel irá trazer e também quais serão as oportunidades de troca ou novas compras no futuro.


Em outras palavras, o negócio precisa ser vantajoso a longo prazo, para além da facilidade de pagamento.

Diversidade de linhas de financiamento é favorável para o investimento em imóveis

No momento, a taxa Selic está em 2% ao ano, em uma baixa histórica, devido às medidas anticrise do governo.


Recentemente, o Itaú lançou uma taxa indexada pela poupança para financiamentos, algo que já estava sendo oferecido para pessoas jurídicas desde abril. Confira as taxas de financiamento disponíveis no mercado abaixo:

Se você deseja fazer um financiamento, essa é a melhor oportunidade.

3.   Investir em imóveis hoje representa liquidez

Atualmente os imóveis podem ser vendidos com menos burocracia e investir em um imóvel com boas possibilidades de venda pode ser bastante vantajoso. Escolha um com boa infraestrutura, bem localizado e em boas condições. Com certeza esses aspectos tornarão a compra em um investimento líquido, se você desejar.

Investir em um imóvel pode ser um sinônimo de liquidez

4.   Invista em imóveis maiores, afastados das zonas centrais

Se o seu desejo é comprar um imóvel como forma de investimento, atualmente o mercado está bastante aquecido. A tendência do home office com a pandemia está fazendo com que as pessoas desejem passar mais tempo em casa e, consequentemente, buscar imóveis maiores, afastados das zonas centrais.


Cresceu também a busca por edifícios mistos, para quem deseja trabalhar próximo de casa. Já os aluguéis de grandes imóveis comerciais, especialmente nas zonas centrais, estão diminuindo. Dessa forma, compra e locação de imóveis residenciais devem continuar crescendo e sendo uma boa forma de investimento.

A compra e locação de imóveis residenciais deve seguir crescendo

Seja qual for o seu objetivo, adquira a maior quantidade possível de informações, conheça bem os imóveis e as linhas de financiamento disponíveis e também fique atento à reputação da imobiliária ou da incorporadora.


A equipe de consultores da Brandalise Imóveis está à disposição, caso queira tirar alguma dúvida sobre o assunto. Até a próxima!

Site para imobiliárias LEAD LINK