Veja 5 dicas para ter sucesso investindo em imóveis comerciais

dicas 14 de novembro de 2019

Investir em um imóvel visando alugá-lo é uma das formas de investimento mais apreciadas pelos brasileiros. A perspectiva de gerar renda fixa todo mês é atraente, mas, antes, é preciso estar atento a alguns fatores – que também devem ser avaliados por quem já possui um imóvel (quitado ou financiado). Vamos revisá-los?

Localização do imóvel

Este é um dos fatores mais avaliados por quem busca locar um imóvel comercial. Um escritório pequeno em uma zona de grande circulação pode valer muito mais a pena que uma sala comercial maior em uma região menos movimentada. Além de influenciar a valorização do imóvel, a localização pode ser o diferencial que garante a procura pelo espaço e, por tabela, o lucro dos investidores.

Antes de investir, qualquer interessado pode realizar uma avaliação com um consultor imobiliário para saber se a localidade é um ponto positivo ou negativo. Os profissionais são capazes de apontar as regiões mais promissoras para locações comerciais, apresentar a realidade dos imóveis ou, caso o imóvel já tenha sido adquirido, analisar o que pode e deve ser modificado.

Potencial de valorização

Assim como outros tipos de bens, os imóveis podem perder valor com o tempo. Contudo, estes permanecem como bens de alto investimento, já que não precisam ser trocados, apenas bem conservados. Com os cuidados adequados, e dependendo da localização, um imóvel pode reter boas margens para negociação: não é à toa que muitos atravessam gerações e acabam se valorizando no processo, ainda que sejam antigos.

Executivos analisando propostas de locação corporativa
Foto: Freepik

Rendimento mensal

O tempo para a retirada do rendimento é um dos principais pontos a serem avaliados pelos investidores. Com o aluguel, isso ocorre todo mês, e o rendimento obtido é aquele estipulado por contrato, já que o retorno precisa atender às necessidades do investidor e do proprietário.

Muito provavelmente, o valor do investimento não compensará dentro de um ano; neste ponto, é preciso saber quanto se pode obter anualmente, para descobrir em quanto tempo sua meta poderá ser atingida.

Segurança do investimento

Investimentos sempre implicam riscos, e no mercado imobiliário, não é diferente. Apesar disso, investir em um imóvel é uma das formas mais seguras de aplicar o seu dinheiro, pois trata-se de um patrimônio que não pode ser roubado ou tomado simplesmente. Com o auxílio de uma imobiliária qualificada, o risco de inadimplência também diminui, já que os locatários são selecionados e os investidores dispõem de alternativas como o seguro-fiança.

Reajustes anuais e negociação

Uma das vantagens de se contar com um imóvel para locação é que os aluguéis são reajustados anualmente pelo IGP-M. Este indicador é um índice que baliza a inflação, ou seja, evita que o negócio desvalorize ano após ano. Além disso, se o imóvel atende às necessidades do locatário, o investidor pode reajustar o aluguel visando aumentar seu lucro. Se o negócio prospera, é bem possível que possam chegar a um acordo que agrade a ambas as partes.

Vale ressaltar que uma consultoria qualificada pode ajudar os investidores a alcançarem seus objetivos com eficiência, uma vez que o know-how dos consultores é obtido com anos de experiência. Para saber mais dicas sobre locação e mercado imobiliário, explore os outros conteúdos do nosso blog. Boa leitura!

Site para imobiliárias LEAD LINK