Os cuidados na compra de imóveis na planta

Sem categoria 2 de janeiro de 2020

Muitas pessoas apresentam total aversão por investir em imóveis na planta pois já possuíram no passado experiências negativas. No entanto, ao longo dos anos, tivemos avanços na legislação e foram criadas algumas situações para proteger os compradores de imóveis que optam pela compra na planta. O que ocorre é que algumas construtoras não seguem estas determinações e optam por realizar a construção e a venda da mesma forma.

Claro que não temos como saber se uma incorporadora e/ou construtora irá quebrar, mas podemos ter o máximo de cuidado na hora da compra. Abaixo algumas dicas:


  • Confira com o CNPJ da construtora possíveis ações que a mesma tem;
  • Pesquisa na internet noticias sobre a mesma;
  • Visite e vá aos locais de empreendimentos que a mesma já entregou;
  • Verifique quantas obras a construtora tem e o andamento destas obras;
  • Verifique se a construtora realizou o Registro de Incorporação;
  • Consulte se a construtora constituiu o patrimônio de afetação do empreendimento

Estas são algumas das avaliações que o comprador pode realizar se quiser ter mais informação sobre a incorporadora e/ou construtora do empreendimento em que pensa adquirir. É importante sempre avaliar o histórico da construtora, pois, algumas vezes, as construtoras de pequeno porte optem por não contemplar algum destes itens, ou do RI ou do patrimônio de afetação, e que mesmo assim se encontram com ótimas condições para a entrega de imóveis.


O corretor que está auxiliando na escolha deve orientar os clientes neste quesito, ou seja, caso ele tenha alguma informação de restrição da construtora o mesmo deve avisá-la. A compra do imóvel é algo muito importante, um motivo de alegria e de bons momentos, então é importante que você o faça com segurança e que tenha tranquilidade neste período entre a compra e o recebimento do imóvel.


Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida relativa ao mercado imobiliário.

Obrigada e até à próxima!

Site para imobiliárias LEAD LINK