Mercado imobiliário em 2020: saiba quais as principais tendências

mercado 15 de janeiro de 2020

De acordo com especialistas, a atmosfera geral é de otimismo para o mercado imobiliário em 2020. Após quatro anos de crise, o setor caminha para uma fase de estabilização neste ano. 


Conforme números levantados pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC), no segundo trimestre de 2019 houve um aumento de 16% nas vendas do setor, em relação ao mesmo período de 2018. Durante o semestre, esse aumento foi de 12%. Na região Sul do Brasil, por exemplo, houve um aumento de 20,5% nos lançamentos imobiliários e um crescimento real de 14,7% nas vendas.


Esses números positivos refletem a estabilização na economia, o que gera uma sensação de otimismo entre investidores e compradores. Para saber como esse cenário deve influenciar o mercado imobiliário em 2020 e para conferir outras tendências que serão observadas neste ano, continue lendo! 


  1. Baixa na taxa de juros

Com a projeção da taxa Selic para 2020 fixada em 4,5%, outros índices como os utilizados para o financiamento de imóveis, também devem ficar em um patamar mais baixo. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, fixou em 6,5% ao ano a taxa de financiamento de imóveis residenciais. Essa queda acaba pressionando a concorrência a trabalhar com taxas de juros menores. 


Em 2019, o Conselho Monetário Nacional passou a utilizar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como base para o reajuste das prestações de financiamento imobiliário pelos bancos. O índice, utilizado para medir a inflação, geralmente é baixo e está previsto para 3,8% neste ano, aproximadamente. Ainda, há uma expectativa de ampliação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, o que também deve reaquecer o mercado imobiliário. 


  1. Maior uso da tecnologia nos processos 

Cada vez mais as os clientes iniciam o processo de busca por um imóvel, seja para comprar ou alugar, pela internet. Os grandes sites de busca são ótimos comparadores e também funcionam como marketplaces, onde todas as características do imóvel estão descritas e é possível fazer uma comparação objetiva, o que auxilia a tomada de decisão do cliente.


O uso do marketing digital para prospectar possíveis clientes e tirar todas as dúvidas de um possível comprador por meio de ferramentas como chatbots, por exemplo, também é uma tendência que só deve crescer em 2020. 


  1. Arquitetura aliada à sustentabilidade

Projetos arquitetônicos que preveem o uso inteligente dos recursos naturais e que não gerem um impacto negativo no entorno estão sendo cada vez mais valorizados.


Painéis solares para o armazenamento da energia solar e a captação da água da chuva são exemplos da utilização de recursos naturais de maneira inteligente, que evitam o desperdício e amenizam o prejuízo causado pela ação humana no meio ambiente.


E então, gostou de saber mais sobre as principais tendências do mercado imobiliário para 2020? Aproveite o clima de otimismo e fique por dentro das possibilidades de negócio que o mercado tem a oferecer. A equipe de consultores da Brandalise está à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o tema. Até a próxima!


Site para imobiliárias LEAD LINK