Aluguel digital: saiba como aproveitar esta opção segura e confiável

dicas 9 de setembro de 2021

Muitas pessoas até desejam investir no aluguel digital, mas ficam receosas. Porém, o formato virtual faz cada vez mais parte da vida dos consumidores brasileiros. No mercado imobiliário, seja no momento de anunciar o imóvel, seja no momento de fechar o contrato, não é diferente.

De acordo com o portal Valor Investe, o número de contratos assinados eletronicamente entre março e agosto foi 20 vezes maior que o registrado no mesmo período de 2019. O total foi de 131,5 mil contratos digitais. 

No último trimestre móvel (fevereiro/março/abril) de 2021, 18 incorporadoras brasileiras foram responsáveis pelo aumento de 45% no lançamento de imóveis, se comparado com o mesmo período em 2020, com foco em imóveis de médio e alto padrão. As informações são de um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O bom momento alia-se à necessidade de reinvenção do mercado imobiliário. Ele continua apresentando opções para os seus clientes e uma experiência mais interativa. Esse é um indicativo de que a pandemia e a necessidade de isolamento social aceleraram ainda mais a adaptação dos setores econômicos para o ambiente digital.

Aluguel digital é alternativa com agilidade e segurança

A possibilidade de visitar o imóvel de forma 100% online, com os tours virtuais 360°, é algo que ficou ainda mais popular neste período. Dessa forma, o cliente pode conhecer o imóvel sem estar presente fisicamente, acelerando a tomada de decisão. Além do contrato digital e das visitas virtuais, o segmento imobiliário teve que se adaptar totalmente a esse novo cenário.

É verdade que essa transformação já estava em curso antes da pandemia, mas esse período somente intensificou o movimento. O surgimento das chamadas proptechs (property technology) está começando no Brasil. Muitas dessas empresas focadas exclusivamente no mercado imobiliário digital perceberam na pandemia uma oportunidade de crescer e se desenvolver. Gestão condominial e a própria digitalização do setor são os principais segmentos dessas companhias.

Assinatura eletrônica diminui risco de falsificações

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, a assinatura eletrônica de um contrato pode até ser mais confiável do que a assinatura física. Um dos motivos para isso é que ela não pode ser falsificada.

Mas você sabe o que é a assinatura eletrônica? Ela engloba tipos de firmas que usam os meios eletrônicos como validação, como uso de tokens, códigos, usuários e senhas ou assinatura digital.

Mas, então, assinatura eletrônica e assinatura digital não são sinônimos? Não! Como vimos acima, a assinatura digital é uma das opções de assinatura eletrônica. Ele é um processo automatizado de validação baseado em criptografia e algoritmos e precisa do certificado digital ICP-Brasil.

As categorias de assinatura eletrônica

Em setembro de 2020, através da Lei n° 14.063, novas formas de assinatura eletrônica foram autorizadas. Podendo ser utilizadas em documentos como Contrato de Compra e Venda (CCV), elas foram classificadas em três categorias: simples, avançada e qualificada.

Simples: ideal para negócios de baixo risco e sem informações sigilosas. Não precisa de certificado digital e a validação da identidade é feita a partir de dados e documentos pessoais.

Avançada: tem sido uma opção muito popular no mercado. Com validade jurídica, além de garantia de autoria e integridade. Precisa de certificado digital, mas não apenas do ICP-Brasil.

Qualificada: São as assinaturas digitais. Mais robustas e seguras, requerem certificado digital ICP-Brasil.

Na Brandalise Imóveis, esta alternativa já é utilizada para agilizar processos e garantir a segurança dos contratos. “Antes mesmo da pandemia, já vínhamos investindo e usando a assinatura eletrônica. Ela realiza a validação das partes através de certificações vinculadas a outros números e aparelhos, assim como geolocalização e outros meios que a tecnologia permite, dando maior segurança jurídica a esta forma de assinatura. Na pandemia, ela recebeu não só crescente uso por parte de outras imobiliárias, como por construtoras e seguradoras”, afirma Rodrigo Brandalise, diretor da Brandalise Imóveis.

Além da segurança e agilidade, existe a possibilidade de armazenar essa documentação na nuvem. Isso permite o envio de forma rápida e segura. A assinatura é feita por meio da validação por e-mail e não é necessária a validação em cartório, com o reconhecimento de firma.

Entre os principais benefícios do aluguel digital estão:

  • – Inquilino e proprietário podem assinar o contrato de qualquer lugar, gerando satisfação para todas as partes;
  • – O contrato digital é armazenado na nuvem e pode ser acessado a qualquer momento;
  • – Segurança, já que não é possível perder o contrato, como poderia acontecer com uma via física.


Aluguel digital com a Brandalise Imóveis

A Brandalise Imóveis, ciente da transformação no mercado imobiliário, investiu em um software para o mercado, o Snello. Nessa plataforma, inquilinos e proprietários podem realizar todo o processo de locação de forma digital, desde o agendamento de visitas, negociação, envio de documentação e assinatura de contrato.

Se você anuncia seu imóvel na Brandalise, contará com a única imobiliária que oferece o tour virtual 360° ao seu imóvel na cidade de Canoas. Você também pode acompanhar o agendamento de visitas ao imóvel. Além disso, conta com a praticidade de uma empresa que realiza os seguintes serviços:

  • – Organiza toda a documentação enviada;
  • – Providencia a assinatura eletrônica de todas as partes via e-mail, tanto na etapa da vistoria do imóvel quanto na própria assinatura da locação.


Conte com a solidez de uma empresa com mais de 55 anos de experiência na região metropolitana de Porto Alegre e com a agilidade de uma parceira como a Snello. Garanta a locação do seu imóvel com o aluguel digital da Brandalise Imóveis

Se você tem alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe! Nossos consultores terão satisfação em atendê-lo no (51) 2312-3950 ou (51) 9-9116-6781.

aluguel digital
Site para imobiliárias LEAD LINK