6 dicas para você tomar uma decisão acertada ao alugar um imóvel comercial

Pesquisar qual a melhor região, avaliar se o imóvel atende às necessidades do seu negócio, conferir a documentação. A lista de itens aos quais você precisa ficar atento ao escolher um imóvel comercial, seja ele uma loja, um pavilhão ou até mesmo um terreno, é longa. A equipe da Brandalise imóveis conta com o know-how necessário para facilitar a sua pesquisa e tornar o seu processo de tomada de decisão mais certeiro. Confira a seguir.

Certifique-se que a região que você procura está adequada à atividade comercial da empresa. Por meio do plano diretor, os municípios constroem um plano para orientar a ocupação da cidade, levando em consideração os interesses coletivos dos moradores. Dentro do plano, é definido um zoneamento, que elenca em qual região determinada atividade é permitida. No município de Canoas, por exemplo, as zonas urbanas são destinadas para residências, comércio varejista, serviços, equipamentos públicos urbanos e comunitários, comércio atacadista, transporte e logística, indústria e atividades agrícolas. As zonas são distribuídas de acordo com o seu impacto ambiental, geração de ruído e acesso às vias de circulação. Fique atento a esse detalhe!

Imóveis comerciais exigem uma documentação diferenciada. Verifique se o imóvel já possui o Habite-se, que é o documento que comprova que a construção está de acordo com a prefeitura da cidade. Verifique a situação do imóvel quanto ao Plano Contra Incêndios, que é um documento importante para atividades comerciais e necessário para a obtenção de alvará de localização. Ele deve estar com protocolo ou já com a aprovação, ou seja, já vistoriado pelos bombeiros.

É fundamental para quem está locando um imóvel realizar a adequação para o seu ramo de atividades, pois na maioria das vezes o alvará que o imóvel possui é diferente da nova atividade que está sendo instalada no local. Algumas prefeituras também solicitam um laudo de vistoria elétrica, que garante que está tudo certo com a parte elétrica do imóvel.

Por fim, com toda a documentação acima em mãos, é essencial a emissão de um alvará de funcionamento para todas as atividades. Esse é um item importante para geração de notas fiscais junto à Prefeitura. Para saber quais os pré-requisitos para cada tipo de documentação, entre em contato com a nossa equipe.

Confira as questões estruturais como as instalações elétrica e hidráulica. A parte física e estrutural do imóvel tem grande potencial para trazer problemas no futuro. Portanto, faça um checklist quando estiver na fase de pesquisa, pois a adequação dos pontos elétricos e carga da rede segue por sua conta, uma vez que ele será necessário para você abrir o seu negócio da maneira que você planeja.

Neste ponto é importante que você tenha profissionais competentes para lhe auxiliar e reduzir os custos de investimentos no local, pois uma sobrecarga no sistema elétrico pode gerar quedas constantes de energia e outros sinistros. Um ponto muito importante é quando haverá aumento no número de saídas para ar-condicionado, pois isso exige uma carga elétrica mais alta em escritórios.

Outros ramos de atividades também possuem equipamentos que necessitam de uma carga mais alta. Então preste atenção nisto. Na parte hidráulica, por exemplo, verifique se há saída de água para todos os pontos importantes para o seu negócio. Se você possui por exemplo uma clínica odontológica, é importante verificar junto ao escritório de arquitetura por onde irão passar os dutos que você irá colocar no imóvel, de maneira que simples tirá-lo depois no momento de desocupar o imóvel. 

Também é importante saber qual a pressão do fluxo de água proveniente da rua – se ele for muito baixo, a caixa d’água pode demorar a encher, o que compromete o fluxo do chuveiro, por exemplo. Verifique também se há a inclinação necessária em áreas externas ou no box, o que possibilita a vazão da água (não vejo utilidade neste texto).

Quanto à questão elétrica, veja se o imóvel conta com pontos suficientes de energia. Instalações e fiações antigas também podem trazer riscos para o imóvel – a recomendação é que seja realizada uma manutenção preventiva a cada dez anos, no mínimo. A equipe técnica da Brandalise Imóveis está preparada para auxiliá-lo nesse sentido.

Você não está sozinho! Fique por dentro das regras do condomínio. Se você procura uma sala comercial, fique atento ao valor da taxa condominial e saiba quais as despesas incluídas neste valor (luz, água, serviços de limpeza, manutenção e jardinagem, reformas, etc.). Também fique por dentro das atividades permitidas e quais as restrições de horários (isso varia muito de condomínio para condomínio). Podemos colocar aqui que os valores de condomínio que se referem a fundo de reserva e benfeitorias ao condomínio são por conta do proprietário, não devendo o locatário assumir tal custo.

Verifique se o entorno do local conta com a infraestrutura necessária para o seu negócio. Serviços de internet muitas vezes são restringidos pela estrutura do bairro – em muitos lugares não há ponto de distribuição de energia, por exemplo, o que impede a instalação do serviço. Se você for proprietário de um negócio de grande porte, que necessite de escoamento da produção ou precise acomodar uma frota de veículos, por exemplo, tenha certeza de que o local conta com estacionamento disponível. No município de Canoas, a Brandalise Imóveis conta com o mapeamento dos melhores pontos comerciais da cidade, construído ao longo de mais de cinco décadas de trabalho.

O imóvel é bem localizado para você e sua equipe? Se você deseja instalar um negócio que precisa de uma equipe grande de trabalho, é melhor se certificar de que ele esteja em uma zona central ou que tenha uma estrutura de serviços públicos adequados (há bairros não-centrais que contam com linha de metrô e ônibus) e e que irá dispor de acesso fácil aos principais meios de transporte da região. Além de garantir a comodidade dos seus funcionários, você está prezando também pela sua segurança, evitando que as pessoas percorram uma grande distância.

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis!