4 benefícios em morar de aluguel

apartamento 21 de maio de 2021

É comum ouvir que investir o seu dinheiro em um aluguel não vale a pena, que é melhor gastar com algo que será seu no futuro. Porém, o aluguel pode ser bem mais vantajoso em algumas situações e se encaixar melhor no seu momento de vida. Flexibilidade, economia e menos custos com manutenção são alguns dos benefícios para quem opta pela locação. 


Neste post, a Brandalise Imóveis traz alguns motivos consistentes pelos quais vale a pena morar de aluguel. Vamos mostrar o porquê.


Nos acompanhe!


1.Ideal para quem não quer estabelecer um vínculo de longo prazo


Se você tem um emprego que exige mudanças constantes, ou ainda não está decidido sobre o bairro ou cidade que deseja fixar residência nos próximos anos, o formato de aluguel pode ser o ideal. Seu único dever é cumprir com o prazo previsto no contrato, e entregar o imóvel da maneira que recebeu. Depois disso, estará livre para reavaliar suas decisões.


As modalidades de compra, seja no formato de financiamento ou consórcio, são mais interessantes para quem já tem um plano definido a longo prazo. Ainda, adquirir um imóvel de forma definitiva é mais interessante para quem tem um bom valor de entrada, em torno de 30% do valor total do imóvel, para ter mais vantagens na negociação. Dessa forma, você não terá que arcar com parcelas tão pesadas no futuro. É válido também aproveitar quando as taxas de juros estão baixas, já que incidem sobre as parcelas de financiamento.


O aluguel é ideal para quem chega em uma cidade nova, por exemplo, e precisa fazer a mudança o quanto antes. Geralmente, a compra é um processo mais demorado, que demanda busca pela documentação necessária e depende também da participação do proprietário, além da assinatura do contrato. Dessa forma, o aluguel é uma opção mais ágil.


2. É uma forma de fazer um test-drive antes de fixar residência


Morar em um imóvel alugado pode servir como um test-drive para que você conheça bem a vizinhança ou cidade que deseja morar antes de tomar uma decisão a longo prazo. Também é bem possível que você encontre mais imóveis na opção de locação do que para venda no bairro que você quer.


Você pode alimentar por anos o sonho de viver em algum lugar, porém ao passar algum tempo no local de fato pode ser que os serviços tenham um custo muito alto, ou  o bairro não é tão seguro quanto você imaginava ou pode ficar meio afastado do trabalho, amigos ou familiares. São aspectos mais concretos que muitas vezes não nos damos conta até viver a rotina no lugar em questão. Nesse caso, o aluguel é uma boa alternativa.


Antes de tomar essa decisão, procure ter uma  ideia dos custos, colocando todas as despesas na ponta do lápis. Liste a mensalidade do aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica, água, gás e seguro-fiança, se houver. Ao final, avalie os valores encontrados e tire suas conclusões com base em dados concretos para tomar uma decisão mais acertada.


3. Você terá menos custos com manutenção


Quando você é proprietário, somente você é responsável pelos custos com os reparos e manutenção do seu imóvel. Algum conserto inesperado ou reforma estrutural pode surgir, especialmente se for um imóvel antigo.


Já quando você mora de aluguel, os reparos não são de sua responsabilidade. Você deverá apenas entregar o imóvel nas mesmas condições que encontrou  de acordo com o laudo de vistoria, conforme a Lei do Inquilinato (n° 8.245/1991).


Apesar de ter menos liberdade de fazer alguma mudança para deixar o imóvel do jeito que você gostaria, os custos serão bem mais baixos. Você também pode encontrar um imóvel que já atenda aos seus gostos, seja em aspectos estruturais do imóvel ou na própria decoração,  encarando o processo de forma mais imediata. 


4. Aluguel proporciona mais flexibilidade


Até aqui, já é possível chegar à conclusão de que a compra de um imóvel é um grande compromisso, assumido por muitos anos. Dessa forma, optar por um aluguel é também ter mais liberdade em relação às suas escolhas a longo prazo.


Talvez você tenha vontade de viajar ou fazer um intercâmbio nos próximos anos ou até mesmo queira  aumentar a família em algum momento da vida. É preciso levar isso em consideração antes de tomar uma grande decisão como adquirir um imóvel próprio.


Concluímos que o aluguel pode ser uma ótima alternativa para quem busca mais tranquilidade, flexibilidade e também economia. Esperamos que o conteúdo ajude você a tomar uma decisão com mais segurança e assertividade.


A Brandalise Imóveis tem mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário em Canoas e pode te ajudar a encontrar o imóvel mais adequado para você. Entre em contato com a nossa equipe por meio do site ou pelo telefone (51) 3472-4242.

Site para imobiliárias LEAD LINK